domingo, 8 de novembro de 2009

Copa 2014 e Olimpíada 2016 devem incentivar a prática do esporte educacional no Brasil


Tema foi abordado no 2º Fórum Caravanas do Esporte e da Música, em Aracaju

A visibilidade que o esporte certamente ganhará nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil e a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro deverá incentivar a prática do esporte educacional, provocando um movimento de massificação, que pode gerar frutos para o País.

O assunto foi abordado no 2º Fórum Nacional Caravana do Esporte e Caravana da Música, que começou nesta sexta-feira, e prosseguiu neste sábado com um intenso programa de atividades, , no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, em Aracaju (SE). O evento será encerrado no domingo à noite.

"O Brasil vai passar por um momento muito especial, em que o esporte ganhará enorme visibilidade. Acho que as políticas públicas devem se voltar para ajudar o maior número possível de pessoas e não só atletas de alto nível ou de performance”, comentou a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, diretora presidente do Instituto Esporte e Educação, um dos parceiros na realização do Fórum, ao lado do Instituto Sol da Liberdade, da cantora Daniela Mercury e do UNICEF, numa iniciativa da ESPN.

"A possibilidade de oferecer esportes para todos naturalmente criará novos talentos numa visão de longo prazo. Claro que nem todos se tornarão atletas, mas com uma metodologia comprometida pode-se despertar nos jovens a cidadania, aplicar o esporte, a música e a arte para contribuir com valores como autoestima, companheirismo e convívio social,” acrescentou Ana Moser.

Criação de núcleos regionais - Para Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música e do Departamento de Responsabilidade Social da ESPN, este é um momento sobretudo de reflexão. "Que Brasil esportivo queremos? Se quisermos uma potência olímpica, o esporte deve ser levado para todos, em escolas, em comunidades de norte a sul do país. Esta, aliás, é uma preocupação do Fórum, que discutirá a criação de núcleos regionais, que servirão para massificar o esporte de modo sustentável.” Neste sentido, a Caravana do Esporte e a Caravana da Música atenderam nestes cinco anos cerca de 100 mil crianças e jovens de 15 estados, ajudaram a capacitar 11 mil professores e atingiram, através da rede pública, um milhão de crianças.

Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação e da Caravana do Esporte, acha que o grande segredo para despertar o interesse na criança é a metodologia. "A criança tem de gostar de fazer o esporte, tem de sentir prazer. Esse é meio caminho para o sucesso. A nossa preocupação é que nas comunidades que visitamos nestes cinco anos de projeto dificilmente as escolas contam com professores especializados. Geralmente é um professor de português ou de matemática, que gosta de esporte, que dá aulas sem nenhuma metodologia específica.”

Para o diretor de Marketing da ESPN, André Quadra, o momento esportivo brasileiro é excelente. "Fizemos um grande trabalho nas Olimpíadas de Pequim/2008 e vamos transmitir a Copa de 2010. Ficamos felizes com a escolha do Rio para organizar os Jogos de 2016, pois temos forte compromisso com o Brasil”, afirmou. "Nossa missão é atender o fã do esporte. Por isso estamos empolgados com esse momento histórico.”

O Fórum contou com a participação dos gestores públicos dos 40 municípios atendidos pelas Caravanas do Esporte e da Música e os professores do projeto vão ter a oportunidade de trocar experiência, estudar a criação de redes para a multiplicação dos resultados sociais e avaliar as políticas públicas.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário