quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alexandre Ribeiro busca o tetra no Mundial de Ultraman no Havaí


Tricampeão mundial da prova, Ribeiro encara novamente o desafio de 10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida

O triatleta Alexandre Ribeiro, 44 anos, embarca neste domingo (22/11) para Big Island, no Havaí, onde disputa, pela quinta vez, o Campeonato Mundial de Ultraman dias 27, 28 e 29 de novembro. O desafio compreende 10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida e é realizado ao longo de três dias. Tricampeão da prova (2003, 2005 e 2008) e vice-campeão em 2007, o brasileiro sonha agora com o tetra e deseja ainda baixar a sua melhor marca na competição: 21h49m38s, obtida ano passado.

Os 515km totais do maior desafio de triathlon de longa distância no mundo são divididos em 10km de natação, 145km de ciclismo no primeiro dia (sexta), 276km de ciclismo no segundo dia (sábado) e 84km de corrida (o equivalente a duas maratonas) no terceiro e último (domingo). “Me sinto muito bem preparado psicológica e fisicamente e estou bem mais treinado que no ano passado. Acredito que poderei fazer o meu melhor tempo em cinco edições da prova, mas isso vai depender das condições climáticas da ilha, que variam muito de um ano pra outro. Difícil prever o que vem pela frente”.

Apaixonado por provas de resistência, há quatro meses ele vem treinando para esta edição do desafio. Por dia, são de seis a oito horas de dedicação ao esporte. E, por semana, ele chega a fazer um total de 30km de natação (na piscina da Academia da Praia e, duas vezes, no mar da praia da Barra), 600km de ciclismo (na estrada que liga o Rio a Itaipava, na Região Serrana) e 200km de corrida (no Bosque da Barra).

Filhos do atleta farão parte do seu staff no Havaí

Ribeiro viaja para o Havaí este ano ao lado de duas companhias muito especiais: os filhos Kaillani, 12 anos, e Kaipo, 7. Ambos, seguindo os passos do pai campeão, já disputam provas de triathlon. Orgulhoso, Ribeiro lembra que Kaillani já participou de três edições do desafio X-Terra mirim, tendo vencido duas vezes (em Florianópolis/2006 e Angra dos Reis/2008) e ficado em segundo, este ano, novamente na prova de Angra. Kaipo, por sua vez, já participou de duas edições do X-Terra em Angra (2008 e 2009), vencendo ambas.

Os dois filhos e amigo de longa data de Ribeiro, José Carlos Ponciano, serão o staff do brasileiro durante a competição. “Eles serão responsáveis pela minha hidratação e alimentação durante os três duros dias de prova. Sem a ajuda deles, o meu rendimento ficaria muito comprometido. Mas o mais importante é a energia de tê-los ali ao meu lado. Com certeza, isso vai me estimular muito, me empurrar nos momentos difíceis. Ano passado, o Kaillani já foi comigo e tenho certeza que a presença dele foi fundamental na conquista do título. Este ano, prometi levar também o Kaipo e, numa próxima, quero levar a Maila, minha caçula, hoje com 4 anos”, conta Ribeiro.

Site oficial da prova: www.ultramanlive.com.


Ficha técnica

Alexandre de Carvalho Ribeiro
Idade: 44 anos
Peso: 70 kg
Percentual de Gordura: 9%
Altura: 1,80m
Volume de treinos/dia: 6 horas
Refeições/calorias/dia: 5 refeições/dia, totalizando 6.000 kcal/dia.

A ilha

A pequena ilha de Kailua-Kona, em Big Island, Ribeiro considera como sua “segunda casa”, devido à quantidade de vezes que já esteve lá treinando ou competindo. A estreia foi em 1984, quando aos 18 anos começou sua “via crucis” atrás de pódios e recordes. Naquele ano mesmo, ele já obteve o primeiro: foi o atleta mais jovem inscrito no Campeonato Mundial de Ironman, que compreende 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

A prova

Para quem pensa que as distâncias e tempos de uma prova de Ironman são ‘coisa de maluco’, vale lembrar que a distância de um Ultraman é mais que o dobro da de um Ironman. Considerado o maior triathlon do planeta, o Ultraman do Havaí envolve 10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida, disputados ao longo de três intermináveis dias de competição. Além das distâncias, os ‘atletas-herois’ enfrentam grandes oscilações de temperatura, que podem chegar a 42 graus, ventos de até 40km/hora, chuva e umidade alta (em torno de 80%), condições que aumentam ainda mais o grau de dificuldade da prova.

A competição é realizada em uma variação de altitude que vai do nível do mar a até 2.000 metros. Essa enorme diferença acontece logo no primeiro dia, quando o percurso de ciclismo (145km nesta primeira fase) é todo feito em subida. Cada etapa deve ser concluída em, no máximo, 12 horas. Os competidores que não conseguirem cumprir o percurso do dia nesse período de tempo são automaticamente desclassificados.

Quem participa

Limitada a apenas 35 atletas com pedidos de inscrição avaliados e aceitos pela organização, a edição 2009 da prova receberá participantes da Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Japão e Porto Rico.
Segundo Alexandre Ribeiro, entre os adversários mais fortes desta edição destacam-se Peter Kotland, da Thecoslovakia, campeão em 1997 e quarto melhor tempo da história do Ultraman com 21h52min, e Miro Kregar, da Eslovênia, vice-campeão em 2001 e 3º colocado em 2008.




A preparação
Apaixonado por provas de longa distância, Ribeiro tem quase 30 'ironmans' no currículo, sendo 13 mundiais só no Havaí. O brasileiro vem se preparando para esta edição do Ultraman desde agosto. O ritmo de treinos é puxado e soma de seis a oito horas por dia de dedicação quase que exclusiva. Por semana, o volume chega a 600km de ciclismo, 200km de corrida e 30km de natação. Os locais de preparação variam entre Itaipava (ciclismo), Bosque da Barra (corrida) e praia da Barra e Academia da Praia (natação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário