sábado, 28 de novembro de 2009

Centro de Desenvolvimento do Handebol começa a ser planejado no ABC



Um sonho próximo de se tornar realidade. Assim pode ser definida a parceria entre a Confederação Brasileira de Handebol e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, que prevê a criação do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol. O projeto, ainda embrionário, começou a ganhar forma nesta sexta-feira (27), em encontro que reuniu representantes de diversas áreas do esporte nacional, além de políticos da cidade.

O local escolhido para receber as obras foi uma área dentro do antigo Volkswagen Clube, que estava inutilizado há cerca de sete anos e foi arrendado pela Prefeitura. Ao todo são 200 mil metros quadrados, que deverão receber dois ginásios, hotel, ambulatórios médicos, de fisioterapia e psicologia, auditório e sala de recreação. O local já atende, também, a Confederação Brasileira de Atletismo, cuja estrutura está prevista para começar no próximo mês: "Mas uma modalidade não atrapalhará a outra", lembra Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira.

“Vamos transformar este espaço em um centro de referência mundial do handebol. Poucos países do mundo terão uma estrutura como a nossa. Aqui trabalharemos as seleções adultas e de base”, anima-se Manoel Luiz, ao justificar a escolha. “São Bernardo passará a ser a capital brasileira do handebol.”

O dirigente visitou o local acompanhado pelo secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, do diretor de alto-rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurélio Klein, do gerente de Handebol do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulinho Villas Boas, e do presidente da Federação Paulista de Handebol, Fábio Lazzari, entre outros assessores.

A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 motiva os dirigentes a investir na infra-estrutura. “Vivemos um momento de definições. Esta proposta caminha ao lado do nosso ideal de fazer do handebol um dos três principais esportes olímpicos do Brasil”, destaca o ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, Paulinho Villlas Boas. “O que planejamos para 2016 precisa começar a ser feito hoje”, conclui Marco Aurélio Klein.

Após a visita ao local, a comissão foi recebida pelo prefeito Luiz Marinho no Paço Municipal. O chefe do Executivo ressaltou o papel do esporte como fator de inclusão social, também projetando as Olimpíadas de 2016. “O esporte traz a juventude para se ocupar de uma atividade que gera saúde e talentos. Devemos aproveitar este momento para, além de boas instalações aos atletas, envolver a comunidade.”

As Seleções Brasileiras têm o patrocínio da Petrobras e contam com o fornecimento de material esportivo da Penalty

Nenhum comentário:

Postar um comentário