sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sem pressão, Torben e Marcelo lutam por pódio no Mundial de Star



Dupla vai tentar a nona medalha em 20 anos de competição no Iate Clube do Rio de Janeiro

São Paulo (SP) - Melhor velejador do mundo de 2009 eleito pela Federação Internacional, comandante do Ericsson 4 campeão da última Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo, e maior medalhista da história olímpica brasileira e da vela mundial, Torben Grael tentará o nono pódio de sua carreira em Campeonatos Mundiais de Star, sempre ao lado do proeiro Marcelo Ferreira, a partir do dia 16, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

A missão de buscar um lugar no pódio, segundo Torben, não será fácil. Além de lembrar da participação das melhores duplas do circuito internacional da classe, o velejador faz questão de comentar o longo tempo em que esteve afastado do Star por causa de competições de Oceano. "Ficamos parados muito tempo e mesmo tendo retornado aos torneios no final de 2009 ainda estamos sentindo falta de ritmo", disse o dono de cinco medalhas olímpicas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Para correr contra o tempo, Torben e Marcelo só não treinaram no período entre o Natal e o Ano Novo. A dupla retomou a preparação fora da Baía de Guanabara, onde será montada a raia do Mundial. O longo período afastado da classe tem um lado positivo, de acordo com Torben, reconhecido por seu forte espírito de competitividade. "Vamos entrar no Mundial sem pressão. Claro que vamos tentar velejar da melhor forma possível, mas existem outras duplas com mais responsabilidade no Mundial."

O calendário do evento será aberto na terça-feira, com as medições dos barcos e registros no Iate Clube do Rio de Janeiro. Esta etapa prossegue até o dia 14. No dia 15, haverá a regata-treino, aberta a todos os inscritos. As seis regatas valendo pela classificação geral serão disputadas de 16 a 18 e de 20 a 22. Os dias 19 e 23 são reservas para eventuais cancelamentos de regata.

Pódios de Torben e Marcelo nos Mundiais

Ouro

1990 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Cleveland (EUA)
1997 - Alexander Hagen (Ale)/Marcelo Ferreira - Massachusetts (EUA)
Prata

1991 - Torben Grael/Marcelo Ferreira -Cannes (FRA)
1995 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Laredo (ESP)
1998 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Portoroz (ESL)
2002 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Marina Del Rey (EUA)
2005 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Buenos Aires (ARG)

Bronze

1994 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - San Diego (EUA)
1996 - Torben Grael/Marcelo Ferreira - Rio de Janeiro (BRA)

O Campeonato Mundial da Classe Star conta com o patrocínio da Transpetro, Gol Linhas Aéreas, Santa Constanza, Wollner e Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e tem organização do Iate Clube do Rio de Janeiro, da International Star Class Yacht Racing Association (ISCYRA), da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário