segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Talento cearense é destaque no Wind Brasil Ilhabela 2009 – Mundial de Formula Windsurf



Gabriel Browne, de 18 anos, briga por um lugar no pódio na competição que reúne atletas da Itália, Inglaterra, Dinamarca, Argentina, França e Brasil

Ilhabela (SP) – Gabriel Browne, o Biel, é uma das atrações do Wind Brasil Ilhabela 2009 – Mundial de Formula Windsurf, que está sendo realizado na BL3 Escola de Iatismo, na praia da Armação, em Ilhabela (SP). Não só porque é o mais jovem representante brasileiro no circuito mundial, com apenas 18 anos de idade, 13 deles dedicado ao windsurf, mas também porque é membro de uma família de campeões nas diversas classes da prancha à vela.

Além destes predicados, este cearense de Fortaleza é considerado um expoente com talento suficiente para figurar entre os favoritos em todos os eventos em que participa. É forte candidato ao título de melhor do mundo nas próximas temporadas. "Venho me preparando para ser campeão mundial, mesmo sabendo das dificuldades”, afirmou Biel, que conquistou o expressivo nono lugar na Copa do Mundo de Formula, mês passado, na Espanha, melhor colocação brasileira na competição.

Biel não esconde que seu objetivo no Wind Brasil Ilhabela 2009 – Mundial de Formula Windsurf é alcançar um lugar no pódio. Mas afirmou que o mais importante é a experiência que está adquirindo ao competir em uma raia extremamente técnica como a de Ilhabela. "Em uma mesma regata, encontramos diversos tipos de vento e mar. Isso nos dificulta. Mas também nos aprimora. Para ser campeão, tem de velejar em qualquer condição”, analisou Biel.

Gabriel Browne é "filho de peixe”. Ou melhor, de Marcílio Browne Filho, dono de um currículo com nada menos do que nove títulos brasileiros. E também é irmão mais novo de Marcílio Browne Neto, o Brawzinho, campeão mundial da classe Freestyle em 2007, quarto colocado no ranking dessa modalidade e sétimo no Wave, ambos em 2009. E como "peixinho” quer honrar o "sangue salgado” da família. "Desde muito pequeno, minha vida é o windsurf”, ressaltou.

Biel já deu os primeiros passos nesse sentido. Obteve a nona posição na Copa do Mundo, mês passado, em Santa Pola, na Espanha, foi vice-campeão do Wind Brasil 2008, realizado em Fortaleza, e décimo na etapa suíça do Mundial 2007. Isso, sem falar nos títulos brasileiros de Formula em 2008 e o da modalidade Slalom em 2007.

Além do pódio em Ilhabela, ele quer conquistar um resultado expressivo no Wind Brasil Fortaleza 2009, que será realizado na capital cearense no final de novembro. Com isso, o jovem windsurfista pretende fechar a temporada entre os 16 melhores do mundo.

Com quatro regatas realizadas, Biel ocupa a sétima colocação na classificação geral do evento, com 17 pontos perdidos. O líder é o inglês Ross Williams, com 4 pontos perdidos. Nesta sexta-feira, estão previstas quatro regatas no período da tarde.

A etapa de Ilhabela do Wind Brasil – Mundial de Formula Windsurf 2009 é uma realização da Arrow Marketing, representante oficial das entidades internacionais de windsurfe no Brasil e na América do Sul, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário