quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Grande diferença de idade chama atenção na Copa Santander Libertadores


Juventude e experiência são fundamentais em várias atividades humanas. No futebol não é diferente e a Copa Santander Libertadores da América tem alguns extremos. Pelo time do Caracas, da Venezuela, duas jogadoras têm 14 anos, assim como outra do Deportivo Quito, do Equador. Elas são as mais novas da competição. Na outra ponta, o Formas Intimas, da Colômbia, tem uma atleta de 36 anos. Apesar dos 22 anos de diferença, o que todas têm em comum é a paixão pelo esporte e o amor por seus países, que fazem questão de representar com orgulho.

Luz Aide começou a jogar futebol com os irmãos e se apaixonou pelo esporte. Para se ter uma idéia das dificuldades enfrentadas, até os 15 anos Aide só jogou contra homens. Com isso, e a falta de times na Colômbia, nunca pôde realizar o sonho de se profissionalizar. Até hoje essa jovem senhora de 36 anos cuida de uma loja de bebidas na cidade de Dellin, onde nasceu, para se manter.

"A maior jogadora que vi até hoje é a norte-americana Mia Hamm. A Marta á boa, mas marcável. É preciso muita concentração porque ela se move muito rápido e bem. Aliás, essa é uma qualidade dos jogadores brasileiros”, disse Aide que tem problemas nos ligamentos do joelho direito.

Ela afirma que o amor pelo esporte é tão grande que a afastou até mesmo do sonho de formar uma família. "Entre escolher um marido, ter filhos e ficar com o futebol e a bola, preferi os dois últimos”, brinca.

Contrastando com a descontração e a fala fácil de Aide, a ainda menina equatoriana Ambar Torres, de 14 anos, veio ao Brasil para ganhar experiência. Tímida e de poucas palavras, ela é considerada uma das promessas do futebol do Equador.

"Comecei a jogar por diversão e quero continuar para ajudar meu país e minha família. Esse gosto pelo futebol vem de casa, pois meu pai é treinador. Estou aqui para ganhar experiência. Um dos prazeres é ver a Marta jogar, mas meu grande sonho mesmo é me formar em medicina para ajudar as pessoas e salvar vidas”, revela Ambar, que nasceu em Guaiaquil, importante cidade do Equador.

Para a venezuelana Marialba Zambrano, que completou 14 anos no dia 17 de junho, somente o fato de participar da Copa Santander Libertadores já é um grande orgulho, pois além de estar numa competição internacional, ainda convive com jogadoras reconhecidas internacionalmente.

"Realmente, tenho uma alegria enorme por estar aqui jogando ao lado de algumas das melhores do mundo. Gosto muito da Marta, mas meu grande ídolo é a Cristiane. Admiro a mobilidade dela e a maneira como finaliza e, mesmo com tudo isso, ela não é individualista,” analisa a volante titular do Caracas.

Maria Eugenia afirma sentir grande emoção por participar da Copa Santander Libertadores na Vila Belmiro, considerada uma das praças esportivas mais charmosas e tradicionais do mundo.

"No momento em que pisei no gramado da Vila senti uma emoção muito grande, algo diferente, sensacional. Esta também é a primeira vez que viajo para fora da Venezuela para disputar uma competição tão importante como a Libertadores. Tudo isso me empolga”, disse Maria Eugenia, que completa 15 anos no dia 26 de novembro e considera Marta uma boa jogadora.

Folga na sexta e quatro jogos no sábado - A sexta-feira é folga geral da competição. Será o primeiro dia que as equipes terão para conhecer um pouco das duas cidades-sedes.

As disputas recomeçam no com quatro jogos, dois no Guarujá e dois em Santos. Pelo Grupo 2, no Estádio Municipal Antonio Fernandes, no Guarujá, a partir das 14 horas, o Deportivo Quito (Equador) enfrenta a Universidad Autônoma (Paraguai) e às 16 horas jogam Formas Intimas (Colômbia) e Rampla (Uruguai). Pelo Grupo 1, na Vila Belmiro, a partir das 20 horas EnForma (Bolívia) x White Star (Peru) e às 22 horas Caracas (Venezuela) x Santos, partida que terá transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes e pela TV Santa Cecília.

Chaves da 1ª Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino

Grupo 1 (Jogos na Vila Belmiro) – Santos, White Star(Peru), Caracas(Venezuela), Everton(Chile), e EnForma Santa Cruz(Bolívia).

Resultados
3/10 - Santos 3 x 1 White Star
4/10 – Caracas 0 x 0 Everton
6/10 - White Star 1 x 4 Everton
EnForma 0 x 12 Santos

Classificação
1- Santos – 6 pontos
2- Everton – 4 pontos
3- Caracas – 1 ponto
4- White Star e EnForma – 0 ponto

Grupo 2 (Jogos no Estádio Municipal Antonio Fernandes) – San Lorenzo D’Almagro(Argentina), Deportivo Quito(Equador), Universidad Autonoma(Paraguai), Deportivo Formas Intimas(Colômbia) e Rampla(Uruguai).

Resultados
5/10 - Universidad Autonoma 3 x 2 Formas Intimas
San Lorenzo 1 x 1 Deportivo Quito
7/10 - Deportivo Quito 1 x 5 Formas Intimas
Rampla 2 x 5 San Lorenzo

Classificação
1- San Lorenzo - 4 pontos
2- Universidad Autonoma e Formas Intimas – 3 pontos
4- Deportivo Quito – 1 ponto
5- Rampla – 0 ponto

Tabela de jogos

10/10 - sábado – Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
13h30 - Deportivo Quito x Universidad Autonoma
15h30 - Formas Intimas x Rampla

10/10 - sábado – Santos (Vila Belmiro)
20h00 - EnForma x White Star
22h00 - Caracas x Santos *

12/10 - segunda-feira - Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
13h30 - Rampla x Deportivo Quito
15h30 - Universidad Autonoma x San Lorenzo **

13/10 - terça-feira - Santos (Vila Belmiro)
13h30 - Caracas x EnForma
15h30 - Santos x Everton **

14/10 - quarta-feira - Guarujá (Estádio Antonio Fernandes)
9h00 - Universidad Autonoma x Rampla
11h00 - San Lorenzo x Formas Intimas **

Semifinais
16/10 - sexta-feira - Santos (Vila Belmiro)
10h00 - Primeiro do Grupo 1 x Segundo do Grupo 2 *
12h00 - Primeiro do Grupo 2 x Segundo do Grupo 1 **

Final
18/10 -domingo - Santos (Vila Belmiro)
9h30 - Disputa do 3º lugar **
11h30 - Disputa do título * /**

* Rede Bandeirantes (aberta)
** BandSports (fechada)

A Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino tem patrocínio do Santander, organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos ao vivo da competição para todo o país, em TV aberta e fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário