segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Torneio da FPA ajudará a definir seleção brasileira de atletismo

Competição será mais uma chance de classificação para o Mundial Indoor Adulto e a última oportunidade para o Sul-Americano Sub-23, em março

São Paulo (SP) - A Federação Paulista de Atletismo (FPA) realiza nesta sexta e sábado (29 e 30 de janeiro), na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, o Torneio FPA/CNEE. O evento será mais uma oportunidade para os atletas garantirem vaga no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor (Doha, Catar, de 12 a 14 de março). Os resultados também vão valer pontos no ranking brasileiro, que decidirá quem representa o Brasil no Sul-Americano Sub-23 (Medellín, Colômbia, de 20 a 23 de março). Já os atletas juvenis (18 a 19 anos) buscarão a classificação para o Mundial da categoria, ainda sem data e local definidos.

Fátima Germano, técnica de arremesso e lançamentos do Centro de Excelência, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a FPA, está ansiosa para a participação dos alunos. Serão seis atletas da categoria Juvenil na disputa entre os adultos. "Eles precisam adquirir experiência, começar a competir com adultos. Terão dificuldades no arremesso do peso no masculino, pois nessa categoria o peso sobe de 6 kg para 7 kg", afirma a professora. Fátima espera que 2010 seja um bom ano para o projeto. "Fizemos uma boa preparação para o início das competições. Temos grandes objetivos, atletas de talento e estrutura. O torneio de amanhã será o primeiro passo de uma boa temporada", finaliza.

Salto no galpão

O Torneio FPA/CNEE terá um diferencial: a prova de salto com vara será realizada em um galpão. O objetivo é simular uma competição indoor e pode ajudar o saltador Fábio Gomes dos Santos a conseguir índice para o Mundial de Doha. Élson Miranda, técnico de salto com vara do Clube de Atletismo BM&FBovespa, de Fábio e da recordista sul-americana Fabiana Murer, aprova a iniciativa. "Acho ótimo, não temos isso no Brasil. A Fabiana já tem índice para o Mundial, mas vou levá-la para treinar no galpão", afirma o treinador. "Há muitas diferenças entre a prova disputada em ginásio coberto e em campo aberto, como vento, pisada e maior pressão da torcida. É importante fazer essa preparação."

Élson Miranda terá cinco atletas na competição. Segundo o treinador, o FPA/CNEE é o primeiro torneio de importância da temporada 2010. "Nossos atletas vão lutar para começar o ano bem. O Fábio vai com o intuito de saltar 5,70 m para garantir vaga no Mundial Indoor. Temos atletas que competirão para adquirir ritmo. É um torneio importante para nossas pretensões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário