sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lars Grael e Ronald Seifert largam na frente no Star da Pré-Olímpica

Eles ganharam a primeira regata da competição no Lago Paranoá, em Brasília

Lars Grael e Ronald Seifert começaram bem o torneio de Star da Pré-Olímpica de Vela, disputada nesta quarta-feira no Lago Paranoá, com sede no Iate Clube de Brasília. Eles venceram a primeira regata da classe da competição, que definirá a Equipe Brasileira de Vela de 2010. No caso do Star, serão levados em consideração também os resultados do Campeonato Mundial de Janeiro, disputado no Rio. Os integrantes da Equipe Brasileira receberão ajuda financeira da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para a campanha olímpica deste ano, visando os Jogos da Inglaterra, em 2012.

"Tudo deu certo para a gente. Acertamos tudo e por isso conseguimos abrir boa vantagem e a vitória", comentou Lars Grael, que conhece muito bem a raia do Paranoá, onde competiu durante muito tempo.

Na mesma raia, Jorginho Zarif obteve a terceira vitória em três regatas na classe Finn, mantendo os 100% de aproveitamento e a condição de favorito. Já na 49er, André Fonseca e Marco Grael não foram bem e perderam a única prova do dia. Como perdeu a primeira regata da competição em razão de protesto feito pelo adversário Rodrigo Monteiro, a dupla da Equipe Brasileira de Vela de 2009 está em segundo lugar. Rodrigo e Filipe Novello lideram a classe com 5 pontos perdidos.

"Estou em Brasília para aprender o máximo possível", disse Rodrigo, ex-velejador de Laser, de 21 anos. "O 49er é um barco muito difícil e demorei pelo menos seis meses para velejar sem virar a embarcação na água."

Assim como Jorginho Zarif, Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas venceram as três provas disputadas na RS:X e lideram a seletiva com 3 pontos perdidos. "Tive muitas dificuldades na primeira regata e fiquei atrás do Albert (de Carvalho) e tive de me esforçar muito para garantir a vitória", lembrou Bimba.

No 470 feminino, Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan ganharam também as duas regatas do dia e somam 3 pontos perdidos, contra 6 de Martine Grael e Isabel Swan. No masculino, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen lideram a classificação com dois primeiros e um segundo lugar (perderam a primeira regata do dia para Tommy Sumner e Felipe Brito).

"O segundo lugar foi um ótimo resultado porque largamos escapados e tivemos de voltar. Começamos em quarto e chegamos em segundo, numa prova de recuperação", comentou Pillar.

No Laser, os favoritos continuam não indo bem. A liderança é do brasiliense Rodrigo Mendonça, com 6 pontos perdidos. O tetracampeão brasileiro Bruno Fontes ocupa o 11º lugar, enquanto Eduardo Couto, outro favorito, está em 10º. No Laser Radial, a liderança é da paulista Maria Hackerott, que venceu uma regata e chegou em segundo na outra. Adriana Kostiw, uma espécie de professora de Maria e campeã brasileira, está em sétimo lugar, com 13 pontos perdidos. "Estou conseguindo velejar bem e por isso estou muito feliz. Treinei na Represa de Guarapiranga, junto com a Adriana, o que me ajudou bastante."

Match Race - A equipe de Marina Jardim liderança a competição de Match Race, com três vitórias e uma derrota - mesmo desempenho obtido pela equipe de Juliana Senfft, segunda colocada. Os organizadores realizaram o primeiro Round Robin (todas contra todas) nesta quarta-feira. Nesta quinta, serão realizados os "flights" do segundo Round Robin, que definirão as semifinalistas.

Apesar de os problemas com os ventos persistirem nesta quarta-feira, a organização confirmou a realização das regatas de todas as classes desta quinta para as 9 horas. Os "flights" do Match Race Feminino são disputados na raia 1, que fica em frente ao Iate Clube de Brasília. Já as provas de Laser, Laser Radial, RS:X e 470 são realizadas na 2, enquanto as de Star, Finn e 49er ocorrem na 3, mais ao Sul.

O Lago Paranoá é um lago artificial. Foi criado com a construção de Brasília, que completa 50 anos em abril. Lago Sul e Lago Norte, duas das regiões administrativas do Distrito Federal, derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá e tem 40 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 48 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais. De água limpa, muitos peixes e tartarugas podem ser vistos do píer do Iate Clube de Brasília. Nele se encontra a barragem do Paranoá, que produz energia hidrelétrica.

Família Grael compete - A família Grael compete e é atração na Pré-Olímpica de Vela, que será disputada até domingo, no Iate Clube de Brasília. Torben Grael, eleito o melhor velejador do mundo em 2009 e o maior medalhista olímpico do País, disputa a seletiva de Star, ao lado do proeiro Marcelo Ferreira. Multicampeão no esporte, Torben é sinônimo de vela. Do mesmo modo que foi influenciado pelos tios Axel e Erik Schmidt, ele passou a paixão aos filhos e à mulher que já velejava.

Andrea resolveu acompanhar a família em Brasília e decidiu disputar o torneio do Laser Radial. Após trës regatas, Andrea está em quarto lugar. "Competi há muito tempo atrás na classe e agora vai ser uma espécie de ‘revival’. Voltei a andar de Laser durante o Mundial de Star, em janeiro, no Rio, quando velejei para acompanhar as regatas mais de perto", disse. "É muito bom ter a família toda reunida e competindo numa Pré-Olímpica."

Marco, o filho mais velho, é proeiro de André Fonseca, o Bochecha, o favorito na classe 49er. Já Martine é a timoneira do 470 que tem a proeira Isabel Swan, medalha de bronze na Olimpíada da China.

"Os dois estão investindo na carreira e isso é muito bom. Eles gostam do que fazem. O Marco treinou algum tempo em Porto Alegre e a Martine se prepara em Niterói mesmo. Como pai, dou conselhos quando me pedem", comentou Torben, dono de cinco medalhas olímpicas, duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Além da mulher e dos filhos, Torben tem como um de seus principais adversários na competição no Star o irmão Lars, que ganhou duas medalhas olímpicas de bronze no Tornado.

Classificação

Star
1- Lars Grael/Ronald Seifert - 1 ponto perdido
2- César Castro/Afonso Montezuma - 2
3- Fábio Bodra/Arthur Lopes - 3
4- Torben Grael/Marcelo Ferreira - 4
5- Robert Scheidt/Bruno Prada - 5

Laser
1- Rodrigo Carvalho Mendonça - 6 pp (3+2+1)
2- Sérvio Andrade - 14 (9+3+2)
3- João Hackerott - 17 (4+9+4)

Laser Radial
1- Maria Hackerott - 3 (2+1)
2- Mônica Matschinske - 5 (3+2)
3- Fernanda Decnop - 7 (1+6)

470 Masculino
1- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen - 4 (1+2+1)
2- Tommy Sumner/Felipe Brito - 7 (3+1+3)
3- Rick Wanderley/Richard Zietemann - 7 (2+3+2)

470 Feminino
1- Fernanda Oliveira/Ana Luisa Barbachan - 3 (1+1+1)
2- Martine Grael/Isabel Swan - 6 (2+2+2)

RS:X Masculino
1- Ricardo Winicki, o Bimba - 3 (1+1+1)
2- Albert Carvalho - 6 (2+2+2)

RS:X Feminino
1- Patrícia Freitas - 3 (1+1+1)
2- Bruno Martinelli - 6 (2+2+2)
3- Patrícia Castro - 9 (3+3+3)

49er
1- Rodrigo Monteiro/Filipe Novello - 5 (1+3+1)
2- André Fonseca/Marco Grael - 6 (3+1+2)

Finn
1- Jorge Zarif - 3 (1+1+1)
2- Henry Boening - 8 (4+2+2)

Match Race
1- Equipe Marina Jardim - 3 vitórias e 1 derrota
2- Equipe Juliana Senfft - 3 vitórias e 1 derrota
3- Equipe Renata Decnop - 2 vitórias e 2 derrotas

Programação

Dia 25 (quinta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 26 (sexta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 27 (sábado)
9h00 - Regatas flotilha / Dia reserva Match Race Feminino

Dia 28 (domingo)
9h00 - Regatas flotilha
16h00 - Hora limite para partida
18h00 - Entrega de Prêmios

A Pré-Olímpica de Vela é patrocinada pelo Bradesco e tem a organização do Iate Clube de Brasília (ICB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário