segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Festival das Escolinhas de Tênis Graciosa Country Club


INCENTIVANDO FUTUROS CAMPEÕES
 
 
Neste final de semana o Graciosa Country Club realizou mais uma edição do seu já tradicional Festival das Escolinhas de Tênis. Um total de 60 pequenos tenistas, com idades entre 5 e 12 anos, participaram da competição, que tem como objetivo muito mais do que premiar os vencedores. A iniciativa faz parte da formação de futuros atletas, amadores ou profissionais, e celebrar o esporte.
 
“O festival da escolinha tem como objetivo incentivar os alunos a criarem o gosto pela modalidade tênis e gerar experiências competitivas extra-aulas de tênis”, conta o instrutor Evaldo Ribeiro Jr. O evento é dividido em três grupos. Para os Iniciantes (crianças até 6 anos), são realizadas atividades mais lúdicas, em forma de brincadeiras. Já os intermediários (avançados não competitivos) entram em quadra para jogos com contagem, regras, disputas de pequenas partidas. Mas o foco não é a contagem de vitorias e derrotas e não há um campeão nesse grupo. O grupo Avançado (competitivo), por sua vez, tem uma proposta de seguir os moldes de uma competição oficial para a idade.
 
“O que define onde cada criança vai participar é a idade, nível de experiência no tênis e principalmente “competitividade”, no sentido de que mesmo uma criança sendo avançada em termos técnicos e tempo de experiência, ela pode não gostar de competir como em torneios oficiais, e sim gostar apenas de jogar tênis amistosamente”, conclui o instrutor.
 
Como novidade desta edição, participou como convidada uma escolinha filiada a academia de Guga Kuerten, promovendo um intercâmbio das crianças do clube com crianças diferentes do que eles estão habituados a jogar. “O resultado foi um evento que motivou os alunos a quererem se dedicar, treinar e gostar da modalidade”, conclui.
 
A atividade usa diferentes formas para avaliar e destacar os alunos, como uma agenda de treino inspirada num álbum de figurinhas e ainda uma graduação de experiência pela cor da munhequeira.
 
No álbum, cada criança ganha no seu primeiro dia de aula uma agenda, na qual as 10 primeiras paginas compõem um álbum de figurinhas, que deve ser completado por figurinhas de jogadores profissionais, figurinhas de golpes de tênis e os próprios alunos também são figurinhas do álbum. A única forma de adquirir as figurinhas é ganhando após fazer aula. “Isto estimula as crianças a atingirem metas e é mais uma forma palpável de verem sua evolução, pois a medida que veem o álbum enchendo, é porque muitas aulas já participaram” . Outra intenção com o álbum é ser uma fonte de recordação das aulas, pois podem rever todos os amiguinhos que faziam aulas juntos e os jogadores que eram destaques na sua época de infância.
 
A graduação por munhequeiras é inspirada nas faixas das artes marciais. “Cada cor representa um degrau na hierarquia de desenvolvimento e experiência. Assim se torna uma referência palpável para as crianças, que vão evoluindo até chegar na preta”.
 
O Brasil têm evoluído muito no tênis nos últimos anos, tanto em formação e qualificação de instrutores quanto ao número de praticantes, ressalta o instrutor Evaldo Ribeiro Jr. “Ao meu ver, este dois pontos são fundamentais para desenvolver o esporte”, diz. “Outro ponto chave está na iniciação esportiva, para detectar e desenvolver futuros talentos. O tênis no Brasil tem conseguido atingir diferentes camadas sociais, como também muitas escolas, isso representa um grande futuro para o esporte no Brasil” Para ele, o trabalho de clubes como o Graciosa é fundamental nesse processo, uma vez que acaba servindo tanto de referência para essa a prática, como também é um ambiente que oferece as condições perfeitas para incentivar muitas crianças a praticarem. “Os instrutores têm à disposição as melhores condições de trabalho e formação profissional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário