terça-feira, 10 de abril de 2012

‘SANTOS 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE’


O DVD, produzido pela Canal Azul, traz o filme na íntegra e

mais 88 minutos de cenas e depoimentos inéditos.






Fundado em 14 de abril de 1912, por três amigos fanáticos por futebol, o Santos Futebol Clube em apenas 100 anos, elevou o futebol do status de esporte á condição de arte, devido á beleza plástica de suas jogadas e a habilidade quase irreal dos jogadores que defenderam sua camisa.

Tornou-se internacionalmente reconhecido e respeitado pela excelência do seu futebol, pela categoria de seus jogadores dentro do campo, pelos dribles e gols assinalados, pelos atletas que revelou e pelos títulos acumulados.

O Santos chega aos 100 anos. Mas não podemos esquecer que em 1962, apenas á 50 anos de sua fundação, já se consagrava Campeão do Mundo! Excursionava pelas principais cidades do planeta realizando jogos espetaculares, nos quais uma platéia formada por homens, mulheres e crianças se encantava com a beleza do futebol que praticava. A bola que o time do Santos chutava de um lado para o outro até chegar ao gol adversário, foi tornando-se sinônimo de Arte.
E o Futebol-Arte tornou-se a assinatura do Santos.

Sim, foi no Santos que surgiu Pelé e se estabeleceu como o Rei do Futebol, título que até hoje, 30 anos após o término de sua insuperável carreira permanece sem sucessor.
Mas o time do Santos é Pelé e muito mais! Sempre reuniu jogadores extraordinários e sempre colocou em campo, times de grande talento em todos os jogos profissionais ou amistosos que disputou nessas 10 décadas de sua existência. Ao lado do “Rei” jogava uma verdadeira seleção dos melhores profissionais do período. E depois que Pelé se aposentou, novos talentos, criados, treinados e lançados pelas categorias de base do clube, encantaram o Brasil e o mundo com a arte do futebol que se materializa como mágica nos pés desses garotos.
Não é á toa que um dos primeiros ídolos e artilheiros do clube tinha o apelido de Feitiço, hoje uma figura mítica nos corredores da Vila Belmiro. “O Luiz Macedo parece que tem feitiço nos pés!...” Assim, por um breve momento, pedimos licença e nos apropriamos da poesia de Noel Rosa para dizer que, esse sim, é o verdadeiro Feitiço da Vila!
“Eu sei tudo o que faço / sei por onde passo / paixão não me aniquila / Mas, tenho que dizer /
modéstia à parte / meus senhores / Eu sou da Vila!” – Noel Rosa – “Feitiço da Vila”. #

São inúmeros os fatos divertidos que cercam a historia do Santos Futebol Clube.
Em excursão pela África em meados dos Anos 60, interrompeu uma guerra, quando as nações rivais decidiram estabelecer um armistício para assistirem ao jogo do Santos.
O cessar-fogo durou apenas o pouco tempo que o time permaneceu na região.

No mesmo período, numa partida na cidade de Kingston, Jamaica, realizada numa excursão internacional de jogos amistosos, o futebol do Santos hipnotizou um garoto chamado Robert Nesta Marley. No final dos Anos 70, esse mesmo garoto, já consagrado com o apelido de Bob Marley, cantor, compositor e criador do “reggae” veio ao Rio de Janeiro para divulgar um de seus discos. Aproveitou a ocasião para jogar uma “pelada” com a turma do Chico Buarque. Nesse jogo ele fez questão de vestir a Camisa 10 do Santos F. C.
Foi bastante fotografado e essa imagem correu o mundo.

Time que mais marcou gols em toda a historia do futebol até hoje (sic), um de seus jogadores,
somente “um” de seus jogadores, marcou mais de 1.200 gols, e vejam bem, todos registrados nas súmulas dos juízes. Ou seja, rigorosamente contados. Desnecessário dizer quem foi esse jogador.

Para o produtor do filme Ricardo Aidar. O Santos é um time quase sobrenatural com uma historia coberta de glórias. “O Santos teve o maior jogador da historia, parou uma guerra e foi o primeiro time do planeta a conquistar um bicampeonato mundial. Tem uma torcida que se espalha por todos os cantos do mundo. Para o Canal Azul foi uma grande honra produzir esse filme”.O documentário “Santos 100 Anos de Futebol Arte”, produzido pelo Canal Azul, com roteiro e direção da premiada cineasta Lina Chamie, e lançado pela ST2 Vídeo é o filme OFICIAL das comemorações do Centenário do Santos Futebol Clube.
O lançamento desse DVD é sem dúvida, a ação mais abrangente que o clube poderia oferecer á seus torcedores e todas as pessoas que gostam de futebol. Festas e comemorações estão programadas para o ano inteiro, mas nenhuma ação pode alcançar um número tão grande de torcedores e admiradores quanto esse DVD.
Com esse produto, o Santos Futebol Clube pode contemplar seus torcedores, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com seu legado mais precioso: sua historia.
Proporciona a alegria de relembrar com imagens (algumas raras e praticamente esquecidas nos arquivos do tempo) e depoimentos de atletas, torcedores e jornalistas, a trajetória sem precedentes do “alvinegro praiano”.
O torcedor poderá ver, rever e se emocionar com a historia do Santos, suas conquistas, seus gols mais significativos, partidas decisivas, jogos épicos e também as dificuldades e reveses que o clube enfrentou.
Em 12 capítulos, a diretora Lina Chamie narra as principais passagens da história do clube, após uma longa e cuidadosa pesquisa em acervos públicos e particulares no Brasil e no exterior.
“Procurei refletir a dimensão ampla e humana do futebol em nossa cultura”, comenta a diretora, também torcedora fanática do alvinegro da Vila Belmiro.

Como conteúdo extra, o DVD traz ainda entrevistas extensas com Pelé, Carlos Alberto, Serginho Chulapa, Robinho, Neymar e outros, além dos ‘curta-metragens’ “Muro 100 Anos de Futebol Arte” sobre um grupo de artistas plásticos que fizeram um mural em homenagem ao Santos F.C. e “Historia Santista”, totalizando aproximadamente 182 minutos de duração.

E para a alegria do torcedor santista, outros dois filmes do Canal Azul já estão em fase de pré-produção que completarão uma trilogia sobre o Santos Futebol Clube: “Meninos da Vila - A Magia do Santos” dirigido por Kátia Lund e “Santos de Todos os Gols”, previsto para 2014, mais uma vez dirigido por Lina Chamie, mostrando os melhores e principais gols do time da Vila Belmiro.
_________________________________________________________________________
# Nessa canção, Noel Rosa se referia á Vila Isabel, bairro carioca onde nasceu e segundo ele é o berço do samba.
________________________________________________________________________

DVD “SANTOS 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE”
Lançamento: ST2 VIDEO / site: www.st2.com.br
Realização: Canal Azul
Produção: Ricardo Aidar e Kátia Lund
Direção e Roteiro: Lina Chamie

INFORMAÇÕES TECNICAS:
Idioma: Português
Legenda: Sem Legenda
Duração: Filme: 94 min. / Extras: 88 min. / Total: 182 minutos aprox.
Formato: DVD 9 NTSC Cor
Tela: 16:9 Screen Format
Áudio: DST Digital Surround 5.1 / Dolby Digital 5.1 / Dolby Digital 2.0
Indicação Etária: Livre
Nas lojas á partir do dia 14 de abril de 2012.
PREÇO SUGERIDO: R$ 32,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário