segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Caminhar, uma filosofia




Caminhar, uma filosofia

Autor: Frédéric Gros
Tradução: Lilia Ledon da Silva


Número de Páginas: 224

Só a introdução sobre o fato de caminhada não ser esporte já bastaria para muitos , porém as reflexões vão mais longe, e o texto flui como as paisagens durante a caminhada. (E.C.)

Andar a pé é uma atividade que atrai uma quantidade cada vez maior de adeptos em busca dos benefícios que ela proporciona: relaxamento, comunhão com a natureza, plenitude...

Somos muitos a tirar proveito dessas dádivas. Caminhar não requer nem aprendizagem, nem técnica,nem equipamento, nem dinheiro. Bastam um corpo, espaço e tempo. Mas a caminhada é também um ato filosófico e uma experiência espiritual.

Da vagabundagem à peregrinação, da perambulação ao percurso iniciático, o autor explora a literatura, a história e a filosofia: Rimbaud e a tentação da fuga, Gandhi e a política de resistência, sem esquecer Kant e suas caminhadas cotidianas em Königsberg. E se só fosse possível pensar direito usando os pés?

O que Nietzsche quer dizer quando escreve: “Meus dedos dos pés ficam de orelha em pé para escutar”? É o que se procura entender aqui. Este livro é, ao mesmo tempo, um tratado de filosofia e uma definição da arte de caminhar.



O AUTOR

Frédéric Gros é professor de Filosofia na Universidade Paris-XII. Estudou a história da psiquiatria (Création et Folie, P.U.F.), a filosofia da pena (Et ce Sera Justice, Odile Jacob) e o pensamento ocidental da guerra (Etats de Violence, Gallimard).




Saiba mais aqui
e aqui





LANÇAMENTO

É REALIZAÇÕES




Nenhum comentário:

Postar um comentário