quarta-feira, 22 de julho de 2009

AIKIDO - EVOLUÇÃO PASSO A PASSO



AIKIDO - EVOLUÇÃO PASSO A PASSO
de Moriteru Ueshiba


Número de Páginas: 208

Depois de muitos anos dedicados ao treinamento das artes clássicas de luta, Morihei Ueshiba desenvolveu o Aikido, inspirado na rica história das tradições marciais do Japão, e aperfeiçoou-as num sistema inteiramente novo. Em­bora tenha surgido há pouco tempo, o Aikido tornou-se uma das artes mar­ciais de maior renome no mundo, en­sinando a seus seguidores a harmonia como um caminho espiritual.

Moriteru Ueshiba, neto de Morihei, apresenta neste livro uma abordagem sistematizada para o domínio elemen­tar do Aikido. Primeiramente, ele es­boça o elemento mais básico - o movimento adequado - e explica que seu domínio lhe dará condições de iniciar a prática das técnicas usando a sequência correta. Em seguida, ele passa a enfatizar a abordagem lógica e gradual para o domínio das técni­cas. Assim, o aluno poderá progredir em direção à meta final do Aikido ­forjar o espírito individual e cultivar a harmonia entre si e a Natureza, entre o corpo e a mente.

Com Aikido - Evolução passo a pas­so, Ueshiba oferece um guia altamente acessível e informativo sobre os prin­cípios do Aikido, por meio de fotos e explicações meticulosamente deta­lhadas. Trata-se de um valioso recurso tanto para o novato como para o alu­no avançado. Embora este livro seja voltado principalmente para os ini­ciantes, é desejo do autor que, além de ajudar a motivar os iniciantes a absorverem o máximo possível de seus mestres, ele também inspire os praticantes mais avançados a manter o desejo de melhorar, como demons­trado nas palavras do próprio funda­dor, Morihei: "Nunca deixem de forjar sua mente e seu corpo a fim de aper­feiçoar seu caráter através do treina­mento - este é o primeiro princípio."

O AUTOR
MORITERU UESHIBA, o atual Doshu do Aikido, nasceu em Tóquio, em 1951. Neto de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido, e filho do falecido Kisshomaru Ueshiba, formou-se pela Universidade Meiji Gakuin em 1976. Tornou-se mestre da central mundial do Aikido em 1986, sendo nomeado presidente da Fundação Aikikai. Em 1999, após o falecimento do pai, ele se tornou o Doshu do Aikido e presidente vitalício da Federação Internacional de Aikido. Moriteru ocupa cargos importantes relacionados às artes marciais e é um dos acionistas do Nippon Budokan, o "Grande Ginásio das Artes Marciais'; localizado na área central de Tóquio. Ele é coautor de O Melhor do Aikido e de Curso para Mestre de Aikido.



UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário