Evento será realizado na próxima quarta-feira, 17 de abril, na capital Montevidéu
Minas Gerais caminha a passos largos para se firmar como o Estado da Gastronomia e tornar sua culinária ainda mais conhecida no cenário internacional. Depois dos espanhóis, agora é a vez dos uruguaios apreciarem os diversos sabores da comida mineira. Na próxima quarta-feira, 17 de abril, o Governo do Estado irá promover, por meio da Secretaria de Turismo, o Gastrofestival, que será realizado no restaurante “Las Carretas”, no Hotel Sheraton Montevideo, na capital uruguaia.
Quatro chefs mineiros assinarão o menu: Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica), Caetano Sobrinho (A favorita), Hendres Almeida (Restaurante Gomide) e Frederico Trindade (Restaurante Trindade). Doce de leite, queijos diversos, castanhas e molho de jabuticaba são alguns dos ingredientes que serão utilizados na preparação dos pratos que prometem impressionar o paladar dos uruguaios.
É o caso do carpaccio feito a partir de ingredientes tradicionais da cozinha de Minas, como rabada, agrião e batata baroa, que será preparado pelo chef Caetano Sobrinho. E para adocicar o paladar, ele fará uma torta feita com castanhas brasileiras servida com doce de leite quente.
Já o chef Eduardo Avelar, que é um exímio pesquisador da culinária mineira, possuindo vasto conhecimento sobre carnes maturadas, queijos, ervas, cafés e técnicas antigas de preparo dos alimentos, vai apresentar um “ceviche del cerrado”.
Os uruguaios também terão a chance de provar o lombo de porco, com palmito pupunha, repolho frito e doce de leite, especialidade do chef Frederico Trindade, além de peixe com purê de iúca e molho de jabuticaba, que será servido por Hendres Almeida.
O evento será aberto ao público, mediante reserva. O restaurante tem capacidade para receber 80 pessoas.
Gastronomia Mineira
Minas já tem na gastronomia um de seus valores mais importantes. Pesquisa realizada em 2011 pela Secretaria de Turismo apontou que 22% dos gastos dos turistas que visitam o Estado são com alimentação. Dos 13 aspectos analisados no nível de satisfação, gastronomia/restaurantes alcançou a segunda melhor nota de preferência no levantamento. Em primeiro lugar ficou a hospitalidade.
No último mês de janeiro, a culinária mineira foi a grande homenageada do XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, realizado na Espanha. O evento é considerado o “Oscar” da Gastronomia mundial. Foi a primeira vez que um Estado foi selecionado para receber a homenagem. Desde 2002, quando o congresso foi criado, apenas países – México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura – tinham recebido a homenagem.
Devido ao sucesso do evento espanhol, o Governo de Minas promoveu em Belo Horizonte, nos últimos dias 15 e 16 de março, o 1º Salão da Gastronomia Mineira. Ao replicar a participação de Minas no Madrid Fusión na capital do Estado, o objetivo foi dar oportunidade para quem não pôde ir ao evento internacional de assistir, ao vivo e gratuitamente, as mesmas apresentações feitas na Espanha pelos chefs de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário