domingo, 18 de março de 2012

ESTREIA SANTOS, 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE



Centenário do Santos Futebol Clube será retratado
em filme pela Canal Azul com direção de Lina Chamie

“Santos, 100 anos de Futebol Arte” resgata a emoção e a magia do futebol arte.
O filme foi selecionado para a programação especial do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.


Para comemorar os 100 anos do Santos Futebol Clube, a produtora Canal Azul, em coprodução com a ESPN e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, lança o filme “Santos, 100 anos de Futebol Arte” no dia 14 de abril - data em que o clube completa 100 anos. O filme conta com a direção e roteiro da premiada cineasta Lina Chamie com produção de Ricardo Aidar. O longa-metragem foi selecionado para a programação especial do Festival É Tudo Verdade e será exibido ao público pela primeira vez no dia 27 de março. Neste mesmo dia, dentro da programação do festival, o filme será exibido para jornalistas às 11h seguido da coletiva de imprensa com a presença da diretora e do produtor. Em São Paulo e Santos, o longa entra em circuito alternativo de cinema no dia 06 de abril no Cine Livraria Bombril e Cine Miramar.

“Santos, 100 anos de Futebol Arte” contou com mais de 1 ano de intensa pesquisa em acervos no Brasil e no exterior, possibilitando o resgate de um material raro e inédito que vai mostrar a trajetória do clube. O material ajuda a entender a projeção internacional que o clube obteve na era Pelé e que permanece em sua história até hoje. A narrativa é conduzida através da paixão e admiração dos seus torcedores por um clube que conquistou uma torcida 15 vezes maior que a população da sua cidade, além de ser considerado o time que mais marcou gols na história do futebol mundial. “Na ilha de edição percebi que os fatos históricos deveriam ser pautados pelos depoimentos pessoais em que, não à toa, surgia a questão da paternidade – ...meu pai me levou ao estádio... - Meu pai havia falecido há 4 anos... - Meu pai disse, você tem que ir... E assim por diante, de tal forma que a estrutura geral do filme se alinhava não só pelo recontar objetivo dos fatos que marcam o centenário do time, mas subliminarmente pela memória afetiva destes mesmos fatos. Procurei assim, refletir a dimensão ampla e humana do futebol na nossa cultura”, comenta a diretora Lina Chamie que também é uma torcedora fanática do alvinegro da Vila Belmiro.

Para o produtor Ricardo Aidar, o Santos é um time mágico, quase sobrenatural com uma história coberta de glórias. “O Santos teve o maior jogador da história, parou uma guerra e foi o primeiro time do planeta a conquistar um bicampeonato mundial. Tem uma torcida que se espalha por todos os cantos da terra. Para o Canal Azul é uma grande honra produzir este filme”, enfatiza o produtor.

Com 93 minutos, o longa traz depoimentos emocionantes de ídolos como Pelé, Robinho, Diego e Neymar, além de entrevistas com torcedores famosos como a jornalista Barbara Gancia, o apresentador Marcelo Tas, os escritores José RobertoTorero, José Miguel Wisnik e Xico Sá, além do rapper Mano Brown que “contracena” com Cosmo Damião, fundador da torcida jovem do Santos. A trilha sonora que embala as imagens é composta por nomes como Bee Gees, Pink Floyd, Prodigy e Darius Milhaud.

O filme é patrocinado pelo Carrefour e Besni, com o apoio cultural da Netshoes e Tenys Pé Baruel.


Ficha técnica

Direção e Roteiro: Lina Chamie

Produção: Ricardo Aidar e Katia Lund

Produção-executiva: André Canto e Sylvio Rocha

Montagem: Ricardo Farias

Fotografia: Miguel Vassy

Coprodução:ESPN e Grupo Bandeirantes de Comunicação

Realização: Canal Azul







DEPOENTES POR ORDEM DE APARIÇÃO
COSMO DAMIÃO / MANO BROWN / MARCOS GORDINHO / BARBARA GANCIA / NUNO RAMOS/ PELÉ / DIEGO / JOÃO DORIA JR / LINA CHAMIE / SEU MANECO / WALDIR A. SANTOS / FELIPE GRECHE BARBOSA / JOSÉ “JOTA” PAULO FERNANDES / ALEXANDRE RENZO / GABRIEL LOMBARDI / ROBINHO / GUILHERME GUARCHE / JOSÉ ROBERTO TORERO / FORMIGA / LUIS ALVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO / PEPE / RODRIGO MARUCA / FELIPE MELLO / ANDRÉ VILLAÇA / LUIZ ZANIN / JOSÉ MIGUEL WISNIK / CARLOS ALBERTO TORRES / ZUCA / CAO HAMBURGER / XICO SÁ / ODÍLIO RODRIGUES FILHO / PITA / GILBERTO COSTA / ARMÊNIO NETO / RODOLFO RODRIGUEZ / SEGINHO CHULAPA / GIOVANNI / CAMANDUCAIA / CABRALZINHO / ELANO / LÉO / EMERSON LEÃO / MÔNICA WALDVOGEL / FELIPE RAMALHO ALVES SANTOS / RODRIGO “DIG BOM” RODRIGUES / NEYMAR / P. H. GANSO / JAMELLI / MARTA NUNES / RAFAEL / EDU DRACENA / MENGÁLVIO / LIMA / MILTON NEVES / MARCELO TAS.

DIREÇÃO
Lina Chamie

Lina Chamie é formada pela New York University e obteve seu mestrado pela Manhattan Schoolof Music (1991). Trabalhou mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque.

Dirigiu vários filmes, entre eles, o premiado curta-metragem “Eu Sei Que Você Sabe”. “Tônica Dominante”, seu longa-metragem de estreia, recebeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award – WIF – Los Angeles; e o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Fotografia em 2001.
O seu segundo longa-metragem, “A Via Láctea” recebeu o prêmio Casa de América no “Cine en Construccíon” no Festival Internacional de San Sebastían, Espanha 2006. “A Via Láctea” teve estreia mundial no festival de Cannes e desde então foi visto em mais de 30 países, recebendo inúmeros prêmios e o prestigio da crítica nacional e internacional.

Sobre o Canal Azul
O Canal Azul é uma produtora especializada na criação e produção de conteúdo audiovisual, sobretudo para as mídias Cinema, TV e Internet. São obras, entre documentários, séries e programas, realizadas em parceria com os maiores grupos de comunicação do Brasil e do mundo como ESPN, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Globosat, Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Discovery Channel, National Geographic Channel, ZDF e Twentieth Century Fox, veiculadas em mais de 130 países e em 35 línguas.

O filme sobre o centenário do Santos é o primeiro de uma série sobre o clube. “Meninos da Vila - a Magia do Santos” será dirigido por Katia Lund e já está em fase de produção e “Santos de todos os gols”, previsto para 2014, completam a trilogia produzidas pelo Canal Azul.


As últimas produções do Canal Azul no segmento esportivo foram para o Sport Club Corinthians através de uma trilogia que começou com o filme “23 anos em 7 segundos”, dirigido por Di Moretti e Júlio Xavier. Em seguida “Todo Poderoso: o filme - 100 anos de Timão”, com direção de André Garolli e Ricardo Aidar, e “4x Timão - A Conquista do Tetra Corinthiano”, com direção de Di Moretti. Para reforçar o posicionamento da produtora na produção de documentários sobre futebol, foi acertado com a Sociedade Esportiva Palmeiras uma trilogia que começa com o filme 12 de junho de 93 - contando a história sobre um dos mais importantes títulos do Palmeiras com a direção do jornalista esportivo Mauro Beting.







Serviços:


Festival É Tudo Verdade
Exibição do filme ao público às 19h dentro da programação do Festival É Tudo Verdade.
Local:Cine Sesc
Rua Augusta, 2075, Jardins.

Pré-estreia
03/04/2012
Local: Cine Livraria Cultura
Rua Padre João Manoel, 100 - Cerqueira César
20h30 - Início do evento
21h30 - Exibição do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário