sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Libertadores da América Feminina tem abertura antecipada para sábado, dia 3 de outubro



A abertura da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino foi antecipada para sábado, dia 3 de outubro. A Conmebol aceitou o pedido do presidente do Santos Marcelo Teixeira que fez a solicitação devido à partida entre Santos e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, ter sido marcada para o domingo, dia 4, às 16 horas na mesma Vila Belmiro.

Assim, o desfile das delegações dos dez times sul americanos da primeira edição feminina da principal competição intercontinental acontece a partir das 21 horas do sábado, 3 de outubro. Logo em seguida, às 22 horas, será realizado o jogo de abertura do torneio, entre o Santos, representante brasileiro, e o White Star, do Peru, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes.

Para evitar problemas, a diretoria do Peixe já acertou a antecipação de um dia da chegada da delegação peruana. Em vez de desembarcar no Brasil no dia 2 de outubro, como todas as outras equipes estrangeiras, o White Star já teve suas reservas modificadas para estar em Santos no dia 1º de outubro.

Marta estreia neste domingo na Vila Belmiro - Enquanto a diretoria acerta os últimos detalhes da Copa Libertadores da América Feminina, o time continua a treinar e a estreia de Marta em casa já está marcada. Eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo por três vezes, a principal estrela do Santos vestirá a camisa 10, pela primeira vez na Vila Belmiro no próximo domingo (dia 27) às 16 horas, quando as Sereias da Vila recebem o Nacional da Capital em partida amistosa. As selecionáveis Marta e Cristiane são os dois principais reforços para a Libertadores, que será disputada de 3 a 18 de outubro em Santos e no Guarujá.

"É uma grande responsabilidade jogar onde o Pelé se consagrou. Espero que os torcedores do Santos possam vir neste domingo e que eu possa retribuir com uma grande apresentação”, disse Marta, conhecida como a ‘Pelé de Saias’.

Com a camisa do Santos, Cristiane e Marta atuaram juntas somente no amistoso de estreia, semana passada em Campo Grande, na goleada de 10 a 0 diante do Comercial do Mato Grosso do Sul. Ambas deixaram suas marcas: Cristiane fez três e Marta dois gols.

Semifinal do Paulistão - Antes do amistoso de domingo diante do Nacional, no sábado o Santos enfrenta o Corinthians pela semifinal do Campeonato Paulista. Marta não atua por ter sido contratada após o encerramento das inscrições. Na primeira partida, empate de 2 a 2 na Capital e agora as Sereias da Vila precisam de outra igualdade para garantir presença na decisão diante de Francana ou Botucatu. Com a vitória por 2 a 0, em Franca, Botucatu precisa do empate no segundo jogo.

Chaves da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino

Grupo 1 – Santos, White Star, do Peru, Caracas, da Venezuela, Everton, do Chile, e EnForma Santa Cruz, da Bolívia.

Grupo 2 – San Lorenzo D’Almagro, da Argentina, Deportivo Quito, do Equador, Universidad Autonoma, do Paraguai, Deportivo Formas Intimas, da Colômbia, e Rampla, do Uruguai.

Relação de jogos

Grupo 1
3 de outubro (sábado) – Vila Belmiro
22h00 – Santos x White Star - TV Bandeirantes

4 de outubro (Santos)
9h30 – Caracas x Everton

6 de outubro
9h30 ou 13h00 - White Star x Everton (Ulrico Mursa)
11h30 ou 15 h00 - EnForma x Santos (Vila Belmiro) – TV Bandeirantes

8 de outubro
20 horas - White Star x Caracas (Ulrico Mursa)
16 horas - Everton x EnForma (Ulrico Mursa)

10 de outubro
20 horas - EnForma x White Star (Ulrico Mursa)
22 horas - Caracas x Santos (Vila Belmiro) – TV Bandeirantes

13 de outubro
13h30 - Caracas x EnForma (Ulrico Mursa)
15h30 - Santos x Everton (Vila Belmiro) – Bandsports

Grupo 2
5 de outubro
13h30 - Universidad Autonoma x Formas Intimas
15h30 – San Lorenzo D’Almagro x Quito

7 de outubro
13h30 - Quito x Formas Intimas
15h30 - Rampla x San Lorenzo D’Almagro

10 de outubro
14h00 - Quito x Universidad Autonoma
16h00 - Formas Intimas x Rampla

12 de outubro
13h30 - Rampla x Quito
15h30 - Universidad Autonoma x San Lorenzo D’Almagro

14 de outubro
9h00 - Universidad Autonoma x Rampla
11h00 - San Lorenzo D’Almagro x Formas Intimas

Semifinais
16 de outubro
15h00 - Primeiro do Grupo 1 x Segundo do Grupo 2
17h00 - Primeiro do Grupo 2 x Segundo do Grupo 1

Final
18 de outubro
9h30 - Disputa do terceiro lugar
11h30 – Disputa do título

A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino tem organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que transmitirá jogos "ao vivo” da competição para todo o país, em TV aberta e fechada.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Importância das Ciclovias na Cidade em debate



Dia 23, Quarta-feira

21h30, Auditório

A utilização da bicicleta é cada vez mais encarada como uma alternativa de transporte urbano. Silenciosa e amiga do ambiente (e da saúde dos seus utilizadores), a sua utilização nas cidades portuguesas vai crescendo timidamente.

Dia 23 de Setembro, a partir das 21h30, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22, Porto - à ribeira), a Campo Aberto organiza um debate com os seguintes convidados:

* Miguel Torres, colaborador do projecto Futuro Sustentável, onde foi proposta uma rede de ciclovias para o Grande Porto;
* Pedro Serra, do movimento Massa Crítica;
* João Neves, responsável pelo projecto Civitas, em curso na cidade do Porto.

Este debate surge no seguimento de uma conversa que se iniciou online quer no site da Campo Aberto quer no blog "Baixa do Porto" a propósito da utilização da bicicleta como meio de transporte e dos potenciais conflitos que podem surgir entre peões, ciclistas e automobilistas. O debate insere-se ainda na Semana Europeia da Mobilidade.

Para receber informações regulares sobre as actividades da Campo Aberto subscreva a nossa lista electrónica através do formulário que encontra em http://www.campoaberto.pt/boletim-electronico/.

domingo, 20 de setembro de 2009

Os jogos da minha escola


Os jogos da minha escola



ESTE LIVRO PROPÕE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NAS ESCOLAS. Em formato de caderno/agenda é um incrível instrumento de gestão de projetos esportivos nas escolas. Mais que recomendável.

Os jogos da minha escola
de Lino Castellani Filho e Rafael Moreno Castellani

A ilustração de LOR (Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues)


Páginas: 80p.

Formato: 14x21

PÚBLICO ALVO Professores da educação básica, especialmente os de educação física

O livro propõe ressignificar as competições esportivas, não mais o relacionando mecânica e automaticamente ao alto rendimento esportivo — seja nas ações curriculares como extracurriculares — e construindo sua inserção como elemento significativo na construção da autonomia esportiva do educando.

Os jogos da minha escola é indicativo de como a escola pode dar oportunidades aos seus alunos de serem motivados por meio da prática social do esporte, um vez que todos sabem que essa prática proporciona aos estudantes uma porção de elementos positivos para o aprendizado, tais como: disciplina e determinação.

Na obra, Renan e seus amigos estão vivendo as situações típicas dos adolescentes e, na escola, se deparam com a chegada de um novo professor de educação física que, de forma sutil, cria situações que viram de perna pros ares a organização dos Jogos Escolares, aqueles interclasses, que todos conhecem... Essa nova realidade os leva a viverem experiências que certamente os acompanharão ao longo de suas vidas...

Voltado tanto para os professores quanto para os alunos, este livro renova a importância do componente curricular educação física na sua relação com um de seus conteúdos mais significativos, qual seja, o esporte.


OS AUTORES

Lino Castellani Filho (professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp) e Rafael Moreno Castellani (Licenciado em Educação Física - Unesp/Rio Claro; Mestrando em Educação Física - Unicamp - na área de concentração "Educação Física e Sociedade"; Professor da Rede Estadual de Ensino - São Paulo);

A ilustração de LOR (Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues) (Docente da UFMG; cartunista premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e várias vezes jurado do referido Salão)

ENTREVISTA COM AUTORES

Como surgiu a ideia do livro? R) Do respeito ao debate presente na educação física sobre a educação escolar e, nela, sobre a educação física escolar; da compreensão de que deveríamos redimensionar a presença do esporte na escola ao invés de permanecermos exclusivamente na crítica sobre a forma como ele se fazia presente nela; e, por fim, nas distintas experiências dos que se aventuraram a sistematizar o trabalho (Lino, Rafael e Lor).
É paradidático? R) Sim. Tem o intuito de ser referência para a educação física escolar, tanto para o aluno como para o professor. Temos a expectativa de vê-lo na mochila dos estudantes e na prancheta do professor, ou seja, queremos vê-lo parte integrante do cotidiano de ambos.
Para quem vocês escreveram? R) Para toda a comunidade escolar. Os jogos da minha escola é de toda a escola ou é de ninguém... mas também o visualizamos nos mais de 600 cursos superiores de educação física, onde a formação do professor não pode prescindir da reflexão do esporte visto como prática social...
Qual o seu diferencial com outras obras no mercado editorial? R) Com toda honestidade, desconhecemos obras no mercado editorial dotadas de projeto editorial igual ou mesmo similar...

um lançamento